O sedentarismo é uma das principais causas de problemas de saúde crônicos em todo o mundo, como hipertensão arterial, diabetes e colesterol, que podem decorrer em complicações cardiovasculares, infarto, AVC, entre outras.

Em pesquisa divulgada pelo Ministério do Esporte em agosto de 2016, foi revelado que cerca de 46% dos brasileiros não pratica qualquer atividade física. O estudo considerou como sedentários os entrevistados que declaram não ter feito nenhuma atividade física em 2013. Entre as “desculpas”, a falta de tempo normalmente aparece entre as mais citadas.

Para ajudar a diminuir esse número e colaborar para uma vida mais ativa e saudável, separamos cinco dicas para sair de vez do sedentarismo. Confira!

1 – Consulte um médico. Fazer uma avaliação antes de iniciar qualquer prática esportiva após um longo período de sedentarismo é importante, para que se tenha noção de como o corpo vai reagir e conhecer as limitações, prevenindo problemas e lesões.

2 – Pratique com amigos. Estar acompanhado na hora de se exercitar é um grande motivador. Procure um amigo ou familiar que tenha interesse em acompanhar, pois isso pode fazer uma grande diferença na continuidade da rotina de exercícios.

3 – Encontre uma atividade que goste. É essencial encontrar a atividade ideal para você, para que não desista facilmente. Seja musculação, corrida, lutas, natação, futebol, vôlei ou qualquer outro esporte.

4 – Não seja ansioso. O problema de muitas pessoas que começam a praticar esportes é a ansiedade por resultados a curto prazo. É necessário ter calma e visualizar seu objetivo, que aos poucos e com muita dedicação, será alcançado.

5 – Aumente a intensidade aos poucos. A partir do momento em que começar a sentir maior facilidade nos exercícios básicos, aumente o grau de dificuldade do seu treinamento, respeitando seus limites. A ideia é sempre evoluir.